Realizada no Brasil desde 2015, a campanha Junho Vermelho e o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06) têm como objetivo reforçar a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade que salva vidas.
Quando os estoques de sangue ficam em níveis críticos, o atendimento aos pacientes que precisam realizar cirurgias ou transfusões de sangue, seja por acidente ou tratamento de alguma doença, fica comprometido. Por isso, é de extrema importância que cada vez mais pessoas façam doações de sangue regularmente.
No Brasil, de acordo com dados de 2022 do Ministério da Saúde (MS), 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS), o que corresponde a uma taxa de 1,4%, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que esta taxa seja de 1% a 3%.
O processo inteiro de doação de sangue dura menos de uma hora, retira no máximo 450ml deste tecido líquido vital e pode salvar até quatro vidas. Doar sangue é seguro e exige poucos requisitos. Basta observar as restrições em relação a peso, idade e condições de saúde.
Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano (60 dias entre as doações), e mulheres até três vezes por ano (90 dias entre as doações).
Saiba mais em Junho Vermelho lembra a importância de doar sangue - Secretaria Municipal da Saúde - Prefeitura (capital.sp.gov.br)
Setembro Amarelo: Falar é a Melhor Solução O mês de setembro é
→ Leia mais...Agosto Lilás: Mês de Conscientização e Combate à Violência
→ Leia mais...Falar de paz parece simples. Escrever sobre paz, parece fácil. Mas, ambas açõe
→ Leia mais...